Por: Tio Jorge

Foi dada inicio na manhã da última Terça-feira 15/08/2017 na Creche Maria Rita a V Conferência Municipal de Assistência Social que trouxe o tema (GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS.) Vários seguimentos da Sociedade foram convidados para marcar presença na conferência.
O orador Val Santos iniciou a solenidade dando saudações a todos os presentes convidando para fazer parte da mesa o Prefeito Ildefonso Fonseca (Ildinho), A Secretária de Assistência Social Nilda Santana, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Dona Geruza Barbosa, a Senhorita Marcelle Matos Assistente Social, o Vereador Ronaldo Santana, o Presidente do Sindheli Juvandio, o Senhor Reinã Vieira representante da Secretaria de Educação, e a Secretária de Saúde Regiane.
Feita a composição da mesa, o orador passou a palavra para a Senhorita Gerusa Barbosa presidente do conselho que declarou aberta a V Conferência. Logo após o Prefeito Ildinho usando a palavra saudou os presentes e desejou uma ótima conferência a todos.
Na sequencia a Secretaria Nilda Santana falou da importância da conferência, disse que a secretaria de assistência social está à disposição de todos, reconheceu que na secretaria ainda tem muitas deficiência que necessitam ser corrigidas, afirmou que fará de tudo para promover a sua missão junto à secretaria. Nilda Santana destacou a presença das Vereadoras Maria da Conceição, Ana Dalva, do Vereador Manuel e da Secretária de Assistência Social da Cidade de Fátima a Senhorita Franciele Santana e, concluiu a sua fala desejando uma ótima conferência a todos. Quem também usou da palavra foi o Presidente do Sindheli Juvandio, que fez uma analise da atual situação da economia do País, dos direitos reconhecidos por lei que estão sendo negados e estripados pelo Governo Federal e, concluiu a sua fala agradecendo pela oportunidade.
Em seguida foi desfeita a mesa e, a palavra foi passada a Senhorita Marcelle Matos Assistente Social do Município de Heliópolis; ela fez a leitura do regimento da conferência detalhando todos os parágrafos ponto a ponto e, no final fez a tradicional pergunta: TODOS ESTÃO DE ACORDO? Com as Mãos levantadas o regimento foi aprovado pela maioria dos presentes. Logo após, o orador passou a palavra para o Palestrante o Senhor Jose Ivan, que iniciou a sua fala indagando de todos se a garantia de direito que é pregada no contexto da conferência realmente está sendo respeitado ou, esbarra na burocracia da lei. A tese defendida pelo palestrante fez com que muitas indagações surgissem; ele falou do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que traz um grande conjuntos, de Serviços, Programas, Projetos e benefícios no âmbito de assistência social prestado diretamente por Orgão e Instituições Publicas, Federais, Estadual e Municipais da Administração direta ou indireta.

Ante de encerrar o palestrante deu oportunidades para as perguntas que não foram muitas, mas uma em especial feita pelo Jornalista Jorge Souza abriu o leque para outras intervenções dos presentes, que foi respondida pelo o palestrante que admitiu a existência da burocracia própria do sistema. Em seguida o palestrante leu uma mensagem bem interessante encerrando assim a primeira parte da conferência.
Após o almoço todos foram conduzidos para as salas e para os eixos que foram divididos em Quatro Eixos.
No Eixo 1 A Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos Direitos socioassistenciais.
No Eixo 2 Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
No Eixo 3 Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direito socioassistenciais Civil no SUAS. 

No Eixo 4 A Legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Terminado as discursões nos Eixos todos voltaram para o plenário onde foram apresentadas as propostas para o MUNICÍPIO, ESTADO E UNIÃO e, em seguida foi realizado a votação com os nomes que se candidataram para a Conferência Estadual e Federal; logo após a eleição, a Presidenta do Conselho dona Gerusa decretou encerrada a V Conferência Municipal de Assistência Social.
Veja o SLIDE com as fotos dessa conferência.





CURTA AS FOTOS... ABAIXO.


















































Comentários