Por: Jorge SouzaAnalista Político

As eleições de 2018 ficará marcada na história desse País, não apenas como a eleição da derrota do PT (Esquerda) e Vitória da um Diodo sem noção no que fala, diz e prega; mas sim, das derrotas dos Grandes Chefões, Velhas Raposas do Poder adquirido, que foram derrotados mediante a sua arrogância de querer tomar o poder custe o que custar; tanto a nível estadual como federal, muitos que ficaram fora do Poder por não ter sido eleitos ou reeleitos, ajudou a traçar um novo mapa no País, onde novos nomes surgiram como mudança, pois o Povo Brasileiro que é obrigado a votar quis que fosse assim.
No Estado da Bahia e em especial aqui em Heliópolis, as eleições não trouxeram muitas novidades, pois os Dois Maiores Grupos que sustenta a Base do Governador Rui Costa saíram vencedores elegendo Senadores, Deputados Estaduais, Federais e o próprio Governador, só perdendo para Presidente com a vitória de Jair Messias Bolsonaro, que deixou esse dois grupos sem apoio junto ao governo federal.
Já os outros Grupos aqui apelidados de Terceira, Quarta, Quinta e até mesmo Sexta via, que forma o Terceiro Grupo, não se deram muito bem, pois alguns não conseguiram eleger ou reeleger os principais nomes conhecidos da população de Heliópolis, bem que eles apresentaram para o seus Eleitores os nomes dos seus candidatos, mas acreditamos que o Povo não se engraçou dos nomes aqui apresentando. Apesar de não terem tido êxitos nessas eleições, esses grupos irão dar muito trabalho aos Dois principais grupos, na hora de compor uma provável chapa para prefeito em 2020, pois esse Terceiro Grupo poderá formar uma Chapa de Consenso e apresentar nomes para Prefeito e Vereadores no Pleito de 2020.
Gostaria também de fazer uma breve analise sobre os Dois únicos Candidatos a Deputados Estadual e Federal dessa cidade, que foram corajosos e se apresentaram ao eleitorado de Heliópolis, como alternativa mais viável para aqueles que não votam nos candidatos apresentado pelos Dois Principais Grupos. Zé do Sertão e Pedro Neto. Esses dois Heliopolenses obtiveram junto mais de 1.000 Votos e merece o respaldo dos Dois maiores grupos, pois apesar de não terem tido sorte, eles são bastante conhecido da população e, tem nome de peso para barganhar um cargo que for oferecido a eles, só resta espera para saber como os dois irão se comportar de agora para frente.
Como podemos ver, as eleições gerais aqui em Heliópolis foi um bom aperitivo para o Pleito de 2020, onde a disputa promete ser acirrada e cheia de interrogações; acreditamos que no próximo ano, as primeiras Reuniões e Bate – papos com a Base do Prefeito Ildinho e com o Grupo da Oposição irão acontecer pelas comunidades, direcionando e apresentando nomes para 2020.
Enquanto os bate – papos e as reuniões não acontecem, o Jornal Impacto estará redigindo matérias exclusivas citando os nomes mais falados como prováveis candidatos a prefeito e vice da base do governo do Prefeito Ildinho, como também da Base de Oposição. Estaremos apenas dando destaque aos que já estão no campo e também àqueles que estão sendo citados agora. Tudo que já sabemos é que existem hoje Dez (10) Nomes que sente o desejo de ser o candidato tanto da base do Prefeito Ildinho como da Oposição (Pardais) e, quando dividimos esses nomes com os Dois Principais Grupos e com as outras Seis Alternativas. A Base do Prefeito fica com Três (03) desses nomes, a Base da Oposição fica com Quatro (04) nomes, enquanto que correndo por fora existem até o momento Três (03) Nomes bem fortes para formar uma Chapa Alternativa do Terceiro Grupo. Se as Convenções fossem hoje, existiria Três Palanques diferentes um da Base do Prefeito Ildinho, um da Oposição (Pardais) e um dos Candidatos Independentes que é o Terceiro Grupo, onde a disputa seria muito interessante. Então na nossa próxima edição estaremos trabalhando com matérias exclusivas com o primeiro nome da nossa lista. Aguarde...


POR ONDE ANDA O CMDCA DE HELIÓPOLIS?

Taí uma pergunta que não é feita a exato mais de Três Anos, mas que merece ter uma ótima resposta sem enrolação, pois se trata de uma entidade que rege a Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente aqui em Heliópolis.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, é um órgão deliberativo e controlador da política de atendimento a criança e ao adolescente, vinculado ao Gabinete do Prefeito Municipal, observada a composição paritária de seus membros entre governo e sociedade civil, nos termos do Art. 88, inciso II da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990.
Em 2015 o Presidente do CMDCA aqui de Heliópolis, era o senhor José Cloves Junior, secretariado pela Secretária Seninha e outros membros que compõe o conselho.
A esse conselho compete deliberar, controlar e articular a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para efetiva garantia da sua promoção, defesa e orientação, visando a proteção integral das crianças e dos adolescentes; esse conselho também é responsável para formular a política municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Opinar nas formulação das políticas sociais básicas de interesses da criança e do adolescente. Então a pergunta continua e necessita de resposta, afinal o CMDCA de Heliópolis ainda existe?...



Comentários