Foto Jorge Souza

Por Tio Jorge
Uma das maiores interrogações já feita ao longo desses mais de 13 anos de abandono, necessitam de respostas urgentes e de ações inteligentes. A foto ao lado traz a tona o estado de abandono do Grande Mercado Municipal de Heliópolis, construído na Gestão do Ex-prefeito Aroaldo Barbosa de Andrade, que anos mais tarde na Gestão do Ex-prefeito José Emídio Tavares de Almeida Santos (Zé do Sertão), viria a ter suas portas lacradas por não atender as condições mínimas necessárias exigidas pela Vigilância Sanitária do Estado da Bahia. Este Mercado foi considerado na época  uma de muitas ações do governo de Aroaldo Barbosa, digna de aplausos e elogios. 

O ano era 2005, a Feira que funciona aos Sábados neste mercado e às carnes ali consumidas, movimentava a economia da cidade gerando emprego e renda para todos. No entanto, as condições das carnes ali comercializadas eram vista como preocupante para a Vigilância Sanitária, assim como o transporte da mesma que saia do antigo Matadouro no Barrio Santo Dumont (Iraque) e, trazida por um grande reboque sem refrigeração até o mercado municipal, para serem vendidas na manhã do dia seguinte. A Vigilância Sanitária preocupada com a qualidade da carne assim como o transporte, decidiu fechar o Matadouro e o Mercado Municipal onde a carne era comercializada. Daquele ano até a data dos dias de hoje, o Mercado Municipal amarga a maior tristeza da sua existência mediante o abandono durante toda a gestão do Prefeito da época Zé do Sertão. Durante as campanhas politicas os adversários do ex-prefeito Zé do Sertão, discursavam no palanque questionando o fechamento do mercado municipal e a falta ação do atual gestor.

Anos mais tarde, com a derrota nas urnas do prefeito Zé do Sertão que concorria a reeleição, um novo governo foi estabelecido o do senhor Valter Almeida (Valtinho), que apesar dos discursos no palanque, nada fez para reativar o mercado, aliás, ao longo da gestão do Ex-prefeito Valtinho, o mercado só serviu de depósitos para materiais de festejo de festa juninas. Uma nova campanha chegou e, com ela criticas da oposição formada pelos desistentes do governo de Walter Almeida, que subiu no palanque para questionar o estado de abandono do mercado municipal e, o mesmo não conseguiu se reeleger e um novo governo foi iniciado o do Prefeito Ildefonso o Ildinho, que ao longo de quatro anos, também nada fez para revitalizar o mercado. Com isso são mais de 13 Anos de abandono total.
Deste quando assumiu o comando deste município, as interrogações referentes ao Grande Mercado Municipal são feitas e, até agora não temos se quer uma resposta concreta sobre o destino daquele mercado. O que antes era visto como uma das maiores construções já feita por um gestor, hoje é sem dúvida uma das maiores obras abandonada no nosso município que ganhou esse titulo de Maior, pelo simples fato do mesmo ter ganhado do Grande Moinho de Milho e de uma tal Casa de Farinha, ambas construídas com recursos do Governo Estadual que ficou abandonada por mais de 12 anos, a Casa de Farinha que veio através da Associação do Sagrado Coração de Jesus, virou Bar e, o antigo Moinho de Milho que nunca funcionou, hoje é Sede de uma Associação Desportiva da cidade de Heliópolis, resta só saber se isso tem o aval do Governo Estadual e do Poder Publico Municipal?

HELIÓPOLIS TERÁ TRÊS CANDIDATOS PRÓPRIOS A DEPUTADOS DOIS ESTADUAIS E UM FEDERAL. 

Quem anda dizendo por aí que não vai votar em candidatos a deputado fixa suja ou desconhecidos, nesta eleição não vai ter o que reclamar, pois Heliópolis terá Três Candidatos a Deputado Dois na Esfera Estadual e Um para Federal. Os nomes desses pré-candidatos são bem conhecidos de todos nós, pois sempre estão, isto é, quase sempre estão no foco das atenções. Concorrendo a Deputada Estadual pelo MDB, a Ex-secretária de Assistência Social Nilda Santana, confirmou para o nosso Jornalista Jorge Souza que é pré-candidata a Deputada Estadual e, que pretende fazer o lançamento da sua candidatura muito em breve aqui em Heliópolis.
O segundo nome nem sempre está no foco das atenções, mas se envolve muito na politica local dando opiniões e apoiando a oposição. Pedro Dantas, popularmente conhecido como Pedrinho da Clinica Consult, isso mesmo, ele é pré-candidato a Deputado Estadual pelo PRB e, conta com o apoio do amigo e Professor Gilberto Jacob. Pedrinho Dantas confirmou para o nosso Repórter Tio Jorge que não vota mais em candidato que não dar respaldo ao município e que coloca o seu nome para que as pessoas possa ter uma alternativa diferente para votar a deputado federal.
O Terceiro e último nome é muito conhecido na cidade e na região. Ele já foi Prefeito de Heliópolis por Três vezes, Deputado Estadual, Vereador e atualmente ocupa o cargo de Vice-prefeito. José Emídio Tavares de Almeida Santos (Zé do Setão), isso mesmo, O atual Vice-prefeito é pré-candidato a Deputado Federal pelo Partido Trabalhista Cristã (PTC). Zé do Sertão é bastante conhecido pelos eleitores de Heliópolis e, não se engane ele pode surpreender muita gente. Em conversa aberta com o nosso Repórter Tio Jorge, Zé do Sertão está bastante animado e pretende viajar pela região falando do seu projeto para o Nordeste do Estado da Bahia. Em breve iremos tentar entrevistá-lo e assim como os demais pré-candidatos.


NOVO COMANDANTE DA PM DE HELIÓPOLIS COLOCA A CIDADE EM ORDEM.
Verdades tem que ser ditas, afirmada e mantida sempre em evidências, para que todos possam ver e crer que quando se tem pulso firme e visão, o Povo pode ser reeducado e alinhado para que não venha cair em tentação. Assim que chegou aqui na cidade de Heliópolis, o Novo Comandante Ramos, não era visto como um passarinho estranho no ninho. Pois todos da cidade já o conheciam ou, quem sabe já teve a oportunidade de ser parado por ele em alguma ocasião quando o mesmo era apenas comandado por outro comando. Pois bem, o Sargento Ramos assumiu o Comando da Policia Militar de Heliópolis sem prometer ao Povo algo que ele não poderia cumprir, ele antes mesmo de assumiu, já colocava os bagunceiro de orelhas em pé, pois com ele não tem moleza.
    Ele está aí no comando da PM de Heliópolis a quatro meses e, desde quando assumiu o comando, ele tem orientado os Cidadãos Heliopolenses quanto a questão dos veículos está emplacados, assim como andar nas principais ruas da cidade com velocidade reduzida e, as Motos com os canos de descargas com silenciadores. Aos donos de Bares, Ramos solicitou a redução dos volumes das caixas de som e, adequação aos horários para não incomodar os moradores. Aos Donos de veículos de propagandas e sonorização, Ramos ordenou que fosse reduzido o volume para não perturbar as principais Instituições Religiosas da cidade. Aos Comerciantes donos de Supermercados, Mercearias e Lojas de Roupas, Ramos orientou quanto à questão da presença de pessoas estranhas dentro das lojas e comércios e que se for o caso, a Policia seja acionada.

Mediante a todas essas orientações, o Comandante Ramos conseguiu deixar a cidade de Heliópolis mais tranquila e em ordem. Hoje todos podem circular pelas principais ruas da cidade sem se preocupar, pois a presença do comandante que realiza rondas com frequências, traz um pouco mais de alívio. É certo salientar que roubos irão e estão acontecendo, não propriamente dentro da cidade, mas sim em diversas localidades longe onde nem sempre a policia passa com frequência, mas, a CIPE (Companhia Independente de Policia), tem passado fazendo rondas em dias e horários diferentes.
Não estamos aqui querendo afirmar que a bandidagem parou de agir, mais a presença do Comandante Ramos tem feito com que os mesmos fiquem longe da Cidade de Heliópolis. Então se você ver algum movimento estranho ou algumas pessoas a observar o movimento em alguma rua, não deixe de ligar para a Polícia.

Comentários