O dia da Consciência Negra já foi visto no passado como algo de suma importância para a História do nosso País. Nas Escolas, nas Universidades e no Carnaval assim como em todo o Estado da Bahia, essa data era lembrada com manifestações artísticas no centro da cidade e, dentro das escolas os alunos, professores e diretores faziam questão de registrar a data com palestras, peças teatrais e danças, enquanto que no Estado de Alagoas berço onde Zumbi dos Palmares tinha um Quilombo, as lembranças e as comemorações matinha viva a tradição e a cultura. As Mídias davam mais destaques e os jornalistas faziam questão de contar a Bela História de como Zumbi conseguiu organizar um Quilombo para acolher os Negros e Escravos que fugiam das mãos dos Senhores Feudais e Donos de Cafezais e de Engenhos.
Quem lia os livros e quem assistia os filmes e os documentários sobre a luta de Zumbi para acabar com a escravidão dos Negros no nosso País, enchiam os olhos de lágrimas ao verem os sofrimentos dos Negros. As danças, as comidas, as bebidas, as pinturas e a Capoeira que foram trazidas da África para o nosso País, ajudou muito a abrilhantar a nossa cultura e enriqueceu o nosso País com a COR NEGRA SÍMBOLO DE UM POVO ACOLHEDOR E CHEIO DE ARTES.
Hoje, o dia 20 de novembro data que o Brasil comemora o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, está quase apagada da memória do nosso Povo, principalmente no Estado da BAHIA, berço do da Cor Negra do nosso Brasil, que faz com os Turistas de todo o Mundo coloque a Bahia na rota de vistas. As escolas e as universidades que antes pregavam a bela História de Zumbi dos Palmares, já não tem nas suas grades curriculares o ensino da cultura africana. As mídias já não dão destaques ao dia 20 de novembro e os jornais cheios de propagandas e liquidações de supermercados e lojas, fazem relatos minúsculos do dia 20 até a foto de Zumbi já não é mais postada ao lado dos relatos.
É inaceitável e triste saber que as lembranças do que foi um dia percas principais para se contar a História de Zumbi dos Palmares e da Escravidão no Brasil, esteja sendo rapidamente colocada de lado, pois o que é mais importante neste instante para a Mídia são os Reality shows como o BIG BROTHER, A FAZENDA E AS NOVELAS.
VIVA ZUMBI DOS PALMARES E TODOS OS NEGROS DA NOSSA BAHIA, DO BRASIL E DO MUNDO.  

Comentários