Nota do Presidente deste Informativo.
(Essa entrevista aconteceu em 20 de dezembro de 2011 e, as respostas obtidas através dessa entrevista são de total responsabilidade do entrevistado e, qualquer tipo ações deverá ser atribuída ao entrevistado).        
 Impacto Noticias de Heliópolis.

“NINGUÉM É MAIS FORTE
DO QUE TODOS NÓS JUNTOS
COM OS PODERES DE DEUS”
(Zé do Sertão) 

   





  IMPACTO. Quem é José Emídio (Zé do Sertão)?
JOSÉ EMÍDIO – José Emídio um homem idealista, humano, democrata, que não tem medo de dizer que os governantes e os administradores existem únicos e exclusivamente para promover o bem comum e o bem estar da população e não se aproveitar do dinheiro público, para  investir nos bens particulares, comprando casas, gado, fazendas e carros, além de outras coisas, transformando isso tudo no enriquecimento imoral.
IMPACTO. Como se deu início sua trajetória política?
JOSÉ EMÍDIO. Quando eu cursava o ensino superior em 1982 a 1983, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, eu fui procurado para me candidatar ao cargo de Vereador, porém infelizmente, devido ao meu nome ser muito propagado nos meios políticos, impediram a minha candidatura, mesmo assim, eu convidei Armando de Anjo, para me substituir, ele aceitou e foi o mais bem votado para representar o distrito de Heliópolis, na Câmara Municipal de Ribeira do Amparo. Não deixei meus ideais, lutar pelos doentes e manter a proposta da criação do Ensino de 2º Grau em Heliópolis, esses foram os dois pilares importantes que me promoveram a ser o primeiro Prefeito do Município de Heliópolis.
IMPACTO. Zé do Sertão, qual a diferença entre você e os demais candidatos?
JOSÉ EMÍDIO. Espero que a população faça sua avaliação e o eleitor consciente identifique as diferenças. Mas posso expor algumas das minhas pretensões que, aliás, já são bem reconhecidas por grande parte da população, que já conhece minha intenção política. Sou um político preparado e consciente. Tem o apoio do deputado estadual mais influente no Governo da Bahia: Marcelo Nilo, para ajudar o município de Heliópolis. Creio que tudo pode melhorar e aprimorar. É verdade que podemos ter uma administração pública, transparente, idônea e ética; cuja finalidade seja aplicar os recursos públicos com responsabilidade e honestidade; eu não admito que o bem público seja desviado para aquisição de propriedades particulares.
IMPACTO. Em sua opinião, quais serão os principais desafios do próximo Prefeito?
JOSÉ EMÍDIO. Os problemas para resolver são muito graves, problemas estes que inquieta a população do município de Heliópolis:
I - Na nossa cidade não reside um só médico, se uma pessoa adoecer agora, será um “Deus nos acuda”, para conseguir um veículo, tem que procurar os “politiqueiros de porta de bar”, ou “de esquina de rua”, para primeiro ser humilhado; quando por sorte, consegue um carro, para que o doente possa ser levado à outra Cidade. A saúde de Heliópolis está na U.T.I., aguardando um prefeito humano, sensível ao grito da dor e da necessidade que passa a população.
II – Na educação do município de Heliópolis, não se cumprem a Constituição Federal, nem à Lei de Diretrizes e Bases – LDB, nem as Legislações Municipais, assim a Comunidade Educacional vive as piores perseguições, como exemplo:
     - O direito de greve dos servidores públicos municipais não esta sendo respeitado, como garante a Carta Maior do nosso País. E os professores estão com dificuldades para encaminhar as denúncias que garante a Lei Maior do País.
     - A LDB diz: que em nenhum município a sala de aula do ensino fundamental pode ter menos de 25 alunos e mais de 35, aqui neste Município, tem salas de aula com bem menos de 25 alunos e administradas por 02 professores, isso é um absurdo, o que vem acontecendo nesta Administração Municipal.
    - A Legislação Municipal não está sendo respeitada na aplicação dos recursos da Educação, o Prefeito não está cumprindo a Lei Maior dos Professores – o Plano de Carreira do Magistério; nenhum Vereador da Situação é capaz de defender esse Plano e a Classe dos Professores.
    - No que tange à Segurança Pública Municipal de Heliópolis – assaltos, roubos e violências tem crescimento assustador, por conta disso nos tornamos refém do medo; o homem do campo que veio morar na cidade e agora precisa se deslocar todos os dias pela manhã para cuidar da sua roça, do seu gado, sente-se amedrontado, pois não sabe se voltará para casa à tarde bem, e até mesmo vivo, pois assalto de motos e roubo de gado no pasto são constantes no município. E o pior, a Administração Municipal, não dá sinal algum de querer resolver esses problemas; estamos entregues às baratas.
     IMPACTO. Os vereadores, suplentes de vereadores, ex-candidatos a vereadores, quase em sua maioria que eram oposição ao Prefeito de Heliópolis, hoje o apóiam, e dizem por aí que o Prefeito tem a reeleição garantida no município, o que você tem a dizer aos eleitores desse Jornal?
     JOSÉ EMÍDIO. Primeiro quero repudiar essa informação e dizer que isso não é verdade. Não é isso que eu escuto por onde tenho andado no Município, além disso, temos dados que comprovam exatamente o contrário. A verdade é que este Prefeito é mal avaliado pela população, que não está satisfeita da forma com que esses políticos se renderam ao Prefeito, por isso não convence a população porque a saúde está cada vez pior, na Educação a classe dos professores está insatisfeita e a segurança não existe no Município. A viatura não é abastecida de combustível quando necessário, enquanto ela está quebrada, os carros novos e luxuosos dos Chefes Políticos, encontram-se com tanques cheios de combustível, passeando por aí, e do outro lado, os bandidos estão aterrorizando o município e a população em prantos, com o medo freqüente.
     IMPACTO. Algumas pessoas que falam de política aqui em Heliópolis, dizem que hoje não existe mais oposição, no sentido da que existia antes, o Prefeito deita e rola, faz o que quer. Como você avalia esta questão no atual cenário político?
     JOSÉ EMÍDIO. Sem dúvida alguma, a forma da gente fazer oposição é bem diferente da deles. Nós somos adversários do Prefeito, porém apoiamos tudo que for em benefício da população do município de Heliópolis, nunca aconteceu e nem acontecerá de compactuar com o ditado popular que eles utilizavam, quando na oposição: “Quanto pior melhor”. E o povo, e o município, como fica? Eles são o contrário de mim; vou citar exemplos:
   * Quando precisamos, na época, da aprovação da Lei de doação do terreno para construção do Colégio Estadual José Dantas de Sousa, a oposição ao meu governo tinha a maioria na Câmara Municipal; tumultuaram o projeto, com o intuito de dificultar a construção da referida Escola. Tivemos que lutar bravamente para Heliópolis não perder a construção, naquele tempo, daquele Estabelecimento de Ensino, que hoje serve a juventude do município.
   * Necessitamos de uma Lei para pagar os professores municipais; época em que o Decreto Emergencial publicado na minha administração venceu, então, houve a necessidade do Promotor Público vir à Câmara Municipal, dialogar com os vereadores da oposição, para que assim, os alunos não ficassem sem aulas, porque os professores estavam abandonando as salas de aulas, fato que sempre repudiei e não deixaria acontecer de forma alguma como administrador público.
   * A oposição ao Prefeito José Emídio, lutava para não aprovar a Lei do Plano de Carreira do Magistério do Município de Heliópolis, porque era de minha autoria. Atitude inacreditável e burocrática para uma Câmara Municipal, que não desejava, na época, aprovar uma Lei de alta relevância.
   * Impediram na Câmara Municipal, a aprovação das Leis para negociar a dívida do município de Heliópolis com o estado da Bahia e o Governo Federal. Resultado: o município de Heliópolis ficou impedido de receber recursos, através de convênio estadual e federal. Isso prejudicou o administrador Zé do Sertão, mas principalmente, o município ficou piamente impedido de receber recursos que só beneficiariam nossos munícipes.
    * Enfim, foram tantas perseguições e artimanhas da oposição, que este Município ficou engessado, não deixavam o Prefeito trabalhar. Hoje o Prefeito tem tudo: maioria na Câmara Municipal, deputado estadual, deputado federal, senadores, governo do estado e por fim, governo federal. O que querem mais. A campanha do prefeito Valtinho era pra mudar Heliópolis. Mudou pra pior. Os professores estão nas ruas, revoltados, porque o Prefeito não cumpre as Leis. Na cidade de Heliópolis, não reside um só médico, não temos mais Centro Odontológico, a violência reina, o roubo cresce e o povo está com medo. A cada instante neste País surge notícias de Políticos desviando recursos Públicos e ficando mais ricos, enquanto aumenta as necessidades nas camadas mais pobres.
    IMPACTO. Você é católico. Qual a sua relação com a comunidade evangélica?
    JOSÉ EMÍDIO. Tenho um respeito muito grande às Igrejas Evangélicas. Tenho um ótima relação de amizade com os pastores e com todos os membros da Igreja. Também tenho respeito e amizade com outras denominações. Portanto sinto-me totalmente tranqüilo nesta comunidade de Heliópolis.
     IMPACTO. E o Senhor sempre se candidatou a cargos públicos de Deputado e Prefeito, obteve vitórias e derrotas. O que o Senhor aconselha para aqueles que nunca ganharam para vereador e prefeito, aqui no município de Heliópolis?
JOSÉ EMÍDIO. A política é muito dinâmica, algumas pessoas experientes, costumam dizer que política é como nuvem. Você olha para o céu, está de um jeito, passando algum instante, você olha e já vê de outro jeito. Agora respondo a sua pergunta. Lula perdeu a eleição Três vezes para presidente; uma para Fernando Collor e duas para Fernando Henrique, já pensou se Lula tivesse desistido, por ter perdido três eleições seguidas na campanha eleitoral. Ele teve fé, coragem; insistiu e venceu. Um fato mundialmente conhecido é o mais emblemático de todos; o Presidente dos Estados Unidos, Abraão Lincoln, após diversas tentativas de se eleger a deputado e senador, a única eleição que venceu, foi justamente a presidente da maior nação do mundo em 1860. E foi um dos maiores presidentes da história, responsável pelas profundas mudanças e conquistas sociais, sendo a maior delas em 1863, quando aboliu a escravatura naquele país. O que aconteceu é que o tempo de Deus, às vezes não é o nosso. E tudo tem um momento certo para acontecer. Com fé, coragem, determinação, bons propósitos e motivação, virão de maneira correta no tempo certo. O povo do município de Heliópolis tem dado sinais de que quer outro prefeito, e fico feliz por ser um pré-candidato, apontado, como capaz de ganhar as eleições e de promover melhor qualidade de vida para a população do município de Heliópolis.

Comentários