FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Copa do Mundo começa com jogo da seleção no Itaquerão; Rio abriga a final

A Fifa anunciou nesta quinta-feira, em sua sede em Zurique, o calendário da Copa do Mundo de 2014. Como esperado, a cidade de São Paulo receberá a partida de abertura (entre a seleção brasileira e outra equipe), no dia 12 de junho, e a semifinal no estádio Itaquerão, além do Congresso da Fifa. A final acontecerá no Maracanã, Rio de Janeiro. Assim, a capital paulista, que passou por uma crise e chegou a ser ameaçada de ficar fora do Mundial, ganhou papel de protagonista, já que o evento de abertura recebe autoridades dos 32 países participantes. A outra semifinal acontecerá em Belo Horizonte. A abertura e a semifinal acontecem às 17h (horário de Brasília). A disputa do 3º lugar será em Brasília. A escolha da futura arena corintiana como sede do 1º jogo do Mundial foi bem recebida pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Acho que vamos iniciar bem com a abertura de São Paulo, coisa que foi discussão por 3 ou 4 anos. Brasil tem tudo pra fazer uma grande Copa e uma grande Copa das Confederações”, espera Teixeira. O anúncio foi comemorado no Itaquerão. O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e o ex-jogador Ronaldo, vibraram com a confirmação do estádio corintiano no Mundial. Eles farão em breve pronunciamento no centro do futuro campo do Corinthians. “Só se ouviu São Paulo. Depois comemoramos. Não ouvimos mais o resto”, adiantou Ronaldo, em entrevista à TV Globo. "A Fifa pediu o estádio para fevereiro de 2014, mas vai ficar pronto em setembro de 2013", disse Andrés.

Pantanal, Amazônia e região Sul são esquecidas no Mundial e na Copa das Confederações

Uma das regiões mais desenvolvidas do país, com clima ameno e com duas cidades-sede, o Sul foi esquecido pela Fifa na confecção da tabela da Copa do Mundo de 2014 e também da Copa das Confederações um ano antes. Porto Alegre receberá cinco partidas do Mundial, sendo a com mais destaque uma das oitavas de final, enquanto Curitiba terá quatro jogos apenas da fase de classificação. As duas cidades contam com estádios privados (Beira-Rio, em Porto Alegre e Arena da Baixada, em Curitiba), além de possuírem bons índices econômicos e clima moderado. Isso, no entanto, não foi suficiente para seduzir os técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL).

Os políticos gaúchos creditaram o pouco espaço no Mundial aos problemas do Internacional em reformar o seu estádio. Outra surpresa ficou para o papel diminuto de Cuiabá e Manaus, apontadas como cidades de grande capacidade turística por conta do Pantanal e da Amazônia.

As duas sedes receberão apenas quatro jogos cada do Mu Curiosamente, durante o processo de escolha das cidades-sede do Mundial, em 2009, houve uma grande disputa regional entre Cuiabá e Campo Grande para ser a representante do Pantanal, enquanto Manaus superou Belém, que tem mais tradição no futebol, amparada justamente no potencial turístico da Amazônia.

Além do espaço padrão no Mundial, as cidades Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Cuiabá também não foram incluídas na Copa das Confederações de 2013. O torneio terá 16 partidas e é visto como uma espécie de teste para a Copa de 2014. Na tabela divulgada nesta quinta-feira São Paulo fará a abertura da Copa, enquanto o Rio de Janeiro receberá a final.

Os paulistas ainda terão uma semifinal, enquanto Belo Horizonte terá o outro jogo semelhante e Brasília abrigará o confronto que definirá o terceiro colocado.

As informações são do Universo OLINE UOL

Nenhum comentário: