DEPUTADO LEMBRA CASO RIOCENTRO E DEFENDE COMISSÃO DA VERDADE

Por: Gilmar Medeiros – Reg. 1535-BA


Ascom – Gabinete.


Os 30 anos da explosão da bomba do Riocentro, episódio ocorrido na capital fluminense, na noite de 30 de abril de 1981, durante o mandato de João Baptista de Oliveira Figueiredo, último presidente do regime militar, foram lembrados pelo Deputado Álvaro Gomes (PCdoB), em discurso proferido no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde do dia (27.04.11).


Um dos fatos mais sombrios registrados no país durante os governos dos generais (1964 – 1985), como classificou o comunista, levou à morte o sargento Guilherme Pereira do Rosário, e feriu o capitão Wilson Machado, que manuseavam o artefato dentro de um veículo Puma, estacionado na porta do Riocentro, aonde aconteceria um show musical.


O parlamentar lembrou o triste episódio para ressaltar a importância de o Congresso Nacional aprovar a instalação da Comissão da Verdade, que vai se debruçar sobre a veracidade de fatos nebulosos que ainda pululam sem elucidação nas páginas da historiografia nacional.


Álvaro Gomes comentou que 30 anos depois, não obstante os avanços democráticos alcançados com os dois governos do presidente Lula, fatos lamentáveis ainda encontram-se obscuros em nossa história recente.


Para o deputado, a instalação da Comissão da Verdade se põe na ordem do dia da política brasileira, não se configurando, entretanto, em revanchismo ou perseguição a quem quer que seja. Além de evitar o cometimento de novos erros e equívocos.


Comentários